sábado, 29 de setembro de 2012

O novo exercício escritural de Vernaide Wanderley




Está certo que um escritor completo é aquele que, mesmo se destacando num determinado gênero literário tem a capacidade de transitar livremente por outros gêneros. A poeta Vernaide Wanderley, que aparece na quarta edição do caderno-revista 7faces, traz ao público pela Editora Patuá seu novo livro: um romance, As raízes que invadiram a casa.

O livro cria e dá voz a personagens do espaço interiorano brasileiro e do mundo da cidade grande. No percurso da trama tal fato provoca uma convivência profundamente interessante, à medida que cada um deles se expressa e sente com uma carga sociocultural bastante peculiar.

As situações amorosas das personagens centrais ocorrem carregadas de um erotismo, suficiente para colocar o livro no rol dos livros eróticos. Entretanto, o leitor vai observar que, em todas as passagens, este erotismo se apresenta permeado por um forte lirismo – certamente herança do traço poético da autora.

A ilustração da capa e o projeto gráfico sempre impecável da Editora Patuá 

O lançamento está marcado para acontecer durante a 8ª Festa Literária Internacional de Pernambuco (FLIPORTO), que acontece em Olinda, entre os dias 15 e 18 de novembro deste ano. O livro, no entanto, já está sendo comercializado pelo site da editora, aqui.

Vernaide é de Patos, Paraíba e em meados da década de 1960 mudou-se para o Recife, onde fincou suas raízes e mora até hoje. É graduada em História Natural – Biologia,  Faculdade de Filosofia do Recife; mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado na mesma área pela Universidade Paulista de Rio Claro. Participou do grupo que reabriu a União Brasileira de Escritores em Pernambuco, em 1985, instituição na qual geriu por três mandatos. Um de seus trabalhos mais elogiados pela crítica é seu livro Litorgia ou poemas com rimas vermelhas.

Para ler os poemas de Vernaide Wanderley publicados na 4ª edição do caderno-revista 7faces, basta ir por aqui.