sábado, 22 de dezembro de 2012

Sem homenagem a Drummond, mas um 2013 agitado

Dora Ferreira da Silva.

Em princípios de outubro passado confessamos por aqui da publicação de um caderno extra da 7faces com poemas para Carlos Drummond de Andrade; a ideia havia já sido acordada em conversa por mensagem eletrônica entre o editor do caderno, Pedro Fernandes, e a mentora do Projeto Declame para Drummond, Marina Mara. De uma hora para outra, Mara disse não ter mais interesse em levar a ideia adiante por ter recebido proposta editorial para uma publicação de antologia envolvendo os 110 poetas que participaram do projeto. Fica aqui o nosso registro de um plano falhado. Em 2013 não teremos nenhum caderno em homenagem a Drummond.

Fora esse feio imprevisto, noticiamos o que esperamos, de certo, para o ano vindoura. Já em janeiro chegará on-line a 6ª edição do caderno-revista 7faces. Já selecionamos os nomes que estarão na edição e iniciamos os trabalhos de editoração do material: nesta leva virão poetas do Brasil, Moçambique e Portugal. O número é fruto de uma parceria com o Instituto Moreira Salles que dispôs alguns materiais do espólio de Dora Ferreira da Silva; a poeta paulista será a homenageada na edição em questão.

A 7ª edição começará a receber materiais (poesia e artes plásticas) conforme está redigido no regulamento a partir de 1º de fevereiro. Esta edição será publicada entre julho e agosto de 2013, conforme o calendário de edições semestrais do periódico.

Para setembro, chegara mais um número especial – misto poesia, misto ensaio acadêmico – nos moldes do que foi a edição Variações de um mesmo tom: diálogos sobre a poesia de José Saramago, publicada em julho de 2011, dedicado ao poeta Leontino Filho. Neste ano que finda, a obra enigma de sua carreira literária completa 25 anos de sua primeira edição, Cidade íntima. Ainda não temos um nome oficial para a ideia, mas já fechamos uma equipe de convidados e, passado o lançamento da primeira edição, divulgaremos um regulamento específico para receber ensaios acadêmicos de quaisquer partes do Brasil com leituras para a obra do poeta.

Como se vê, teremos um agitado 2013. Fica, então, desde já, os cumprimentos a todos com votos de bom Natal e um vigoroso 2013.