segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Oitava edição do caderno-revista 7faces



Desde quando sabíamos que 2013 seria o ano de Vinicius de Moraes que pensávamos organizar algum material assim tão sofisticado quanto a edição feita para homenagear a face poética de José Saramago. Mas, descobrimos uma coisa: as efemeridades sobrecarregam aqueles que têm autoridade maior para falar sobre a obra e o autor homenageado. Nessas horas, quando o que mais se ouve são impossibilidades devido ao tempo, é que o papel de editor de um periódico como este deve mostrar as caras.

Não saiu a edição especial conforme gostaríamos que fosse, mas a edição ora publicada é especial à sua maneira: primeiro, ela é revestida de vozes diversas das comuns, mas igualmente munidas da autoridade necessária para falar sobre a obra e o poeta Vinicius porque, de uma maneira ou de outra, o autor e a obra constituem antes de objeto de pesquisa, paixão, mesmo que haja a alta recomendação de que este sentimento não deve interferir na leitura acadêmica de uma obra. Outra coisa: é que a edição sai completa e alimentada pela delicadeza com que temos alinhavado este trabalho desde sua primeira edição.

Reúnem-se nesta edição nomes de várias partes do Brasil e dois poetas do Porto, Portugal, país com o qual sempre tivemos proximidades e para o qual deve sair uma das futuras edições. Recebemos, como tem sido costume desde há algumas edições vários trabalhos, os que aqui se publicam é porque reúnem afinidades e juntos compõem uma imagem um tanto homogênea para o número em questão: Nina Rizzi, Tâmara Abdulhamid, Mario Filipe Calvanti, Calila das Mercês, Cristiana Cangussú, Mauricio Duarte, Edson Bueno de Camargo, Léo Prudêncio, Guilherme Dearo, Luiz Otávio Oliani, Nuno Brito e Rui Tinoco.

Sobre a obra de Vinicius de Moraes publicam-se três ensaios: Adriana Borges visita a face do poeta e do músico Vinicius; Daniel Gil, estudioso da obra viniciana, redige sobre a sedimentação de uma obra, “A casa”, que vai se construindo no gosto popular. Abre a edição uma leitura conjunta escrita por Ana Carolina Machado Diniz, Bruno Santos Pereira da Silva e Vinicius de Carvalho Serafim três estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro que dissertam sobre o valor do centenário de Vinicius; fazem, para isso, uma visita a ampla bibliografia do poeta e aquilo que vai se formando em torno dessa obra.

Por fim, gostaríamos de registrar ainda o rico trabalho de um grupo de artistas denominado “Autor ensandecido” que produziu um material exclusivo para esta edição, trabalho conforme aparece moldado pela técnica da delicadeza – substância química da poesia – e subtraindo palavras recortadas do corpo poético de Vinicius de Moraes, produziram um conjunto de imagens que explora texturas, conjunções e conjugações de sentido.

Renovamos assim os ares do caderno-revista 7faces numa belíssima edição para agradar aos diversos paladares visuais que nos acompanham ou virem a nos acompanhar. 

Para ver a edição, vá aqui.