segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Encontro celebra a poesia de Allen Ginsberg




Na era dos aparelhos virtuais e da convivência de igual maneira, as relações humanas não chegam a viver só disso. Tem menos de um mês que está on-line a edição 9 do caderno-revista 7faces, mas, seus idealizadores, há muito só metidos em bits, resolveram marcar um encontro físico. Sim, já houve outro: quando da apresentação do número em homenagem a José Saramago, mas esse tem sabor do primeiro encontro, porque nem Pedro Fernandes, mentor da ideia, nem Cesar Kiraly, quem chegou para somar parceria, se conhecem pessoalmente.

Pois bem, esse encontro será celebrado agora, no próximo dia 05 de setembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião será apresentada a edição mais recente do periódico ao som de leituras dos poemas do Allen Ginsberg nas inéditas traduções de Cesar Kiraly (uma pequena mostra está no caderno-revista). Através de um clique aqui (para não perder o gosto pelo virtual) os interessados em participar dessa ocasião podem já fazer suas reservas.

A edição n.9 do caderno-revista 7faces está on-line!



Esta não é apenas uma edição. São várias. São vozes diversas agregadas em torno de um uníssono tom. Por vezes diversas conseguirão essa unidade. Mas, se desregram. Igualmente diversas vezes. E aí talvez esteja, de fato, a unidade.

É uma edição, por isso, das mais ambiciosas nesses quase cinco anos do periódico. Sai da unidade interna – a poesia terá local (?) – e busca entre tantas vozes a voz que se levanta para desengessar o poema. Allen Ginsberg. O Beat-Poeta. O Poeta. Sobre ele, Claudio Willer, Sandra Erickson e Paulo Rafael se desdobram para dizer o nome e a obra. Dele, Evaldo Gondim se desdobra para fazer-nos compreender em outra língua o que Ginsberg compreendia sobre si e a obra. Dele, recolhem-se faces. Vestidas e nuas. Escritas e imaginadas. Ginsberg está em toda parte. Até nos versos ainda por conhecer ou conhecer de outra maneira. Cesar Kiraly se desdobra em trazê-lo ao português. Inédito. Mas ainda só uma amostra. Mais, o leitor terá acesso mais tarde. Quando o caderno desdobrar-se em catálogo. É boa essa coisa do work in progress.

Costuram esses retalhos três cadernos de poesia. Brasileiros: Vivian de Moraes. Noemi Jaffe. Ricardo Domeneck. Espanhol: Pedro Sevylla de Juana. Brasileiros de novo: Mariana Laje. Cleyson Gomes. Davi Kinski. Francisco Hutz. Danilo Augusto. Rebeca Rasel. Português: Luiz Felipe Marinheiro. E a arte de Falves Silva. Um dos pioneiros entre o balancê das Vanguardas no Brasil.

Um modo de conhecer-se. O poeta diante de si. O poeta diante os poetas. Os poetas diante de si. Os poetas diante do poeta. O poeta e poetas diante dos leitores. Os leitores diante do poeta e dos poetas. Um exercício de multifaces.